Prazo de concessão do Aeródromo é ampliado para 25 anos

O Aeromóvel foi assunto de debate na manhã desta quarta, dia 31, durante mais uma edição do Café com Ideias, encontro promovido pela Associação Comercial e Industrial (Acini) para discutir novas propostas para Nova Iguaçu. O engenheiro Fernando Mac dowell, coordenador dos Projetos Especiais da Prefeitura, apresentou o meio de transporte aos empresários e anunciou uma ampliação de 10 anos no prazo de concessão do Aeródromo em vez dos 15 iniciais.

Segundo Mac Dowell, a alteração é uma boa notícia, pois a ampliação no prazo de concessão do Aeródromo significa ampliação também nos investimentos. O engenheiro revelou que 28 empresas se interessaram pelo edital, a maioria sediada em outros estados.  "Trabalhamos neste projeto durante um ano, pesquisando, estudando. É um projeto inédito. Pela primeira vez, um sistema de transportes agrega no projeto um aeroporto", disse.



Macdowell também destacou a participação da prefeita Sheila Gama na concepção urbanística deste novo Centro comercial. "Nossa prefeita determinou que fizéssemos este projeto pensando sempre em acessibilidade, inclusive nas estações", concluiu.
Anfitrião do evento, o presidente da Acini, Antônio Alpino, considerou o Aeromóvel um projeto de vanguarda. "Realmente estou impressionado. Tenho certeza de que trará grandes benefícios à nossa cidade", enfatizou.
Aeromóvel
O Aeromóvel é um sistema de veículos leve sobre trilhos. Durante o encontro, foram detalhados os traçados do Anel Central e da ligação Centro a Santa Rita, que passará pelo Aeródromo e pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu – HGNI. Posteriormente, a rota poderá ser ampliada e estendida até o Arco Metropolitano.
Uma segunda linha deixará o terminal da Coderte, no Centro, para o bairro de Cabuçu. Esta última rota foi apresentada ao governo federal para concorrência do PAC Mobilidade e selecionada com outras 23 cidades.
A construção, administração, operação, manutenção e exploração comercial para a implantação do aeromóvel e do aeródromo, serão integralmente de responsabilidade da iniciativa privada. A concessão será dada, por meio de licitação, para a empresa que apresentar o pagamento de maior valor de outorga para o município.
Também participaram do Café com Idéias , o vereador Carlos Ferreira, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-NI), Claudio Rosemberg  e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani), Uéliton Pessanha.

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento