sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto quer fazer viagens diárias com trens de passageiros entre seis cidades da Zona da Mata

A criação do Expresso Pai da Aviação foi discutida em audiência pública na noite dessa quarta-feira (14) em Barbacena. O trem de passageiros ligaria a cidade à Matias Barbosa. A previsão é de que ainda neste ano um trecho experimental já esteja em funcionamento.

Para que o projeto comece a funcionar, parte da malha ferroviária de Santos Dumont já foi restaurada. São apenas quatro quilômetros que vão ligar a estação central até o depósito. A autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já foi concedida e a previsão é de que o trem de passageiros comece a funcionar em janeiro de 2012. No início serão apenas viagens experimentais, com no máximo 80 passageiros.

Essa é só a primeira etapa do projeto que quer fazer viagens diárias entre seis cidades da Zona da Mata: Antônio Carlos, Barbacena, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Juiz de Fora e Matias Barbosa. O trecho todo tem 125 quilômetros e será feito, segundo o presidente do Movimento Nacional Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, em duas horas e 45 minutos. A intenção é que ele fique pronto até a Copa de 2014 e atraia turistas para região

.

Para que o trem de passageiros comece a rodar é preciso pelo menos R$ 400 mil para reformar locomotivas, vagões e litorinas. Em Barbacena, a proposta é incluir a iniciativa privada pra financiar parte do projeto.
_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...