Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro virá em 2012

Após uma série de pendências no Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria Estadual de Obras confirmou a possibilidade das obras da Linha 3 do metrô, que ligará Niterói a Itaboraí, passando por São Gonçalo, serem iniciadas em março do ano que vem. A informação foi anunciada, semana passada, durante visita feita por representantes do governo Sérgio Cabral, da Prefeitura de São Gonçalo e das construtoras Queiroz Galvão e Carioca, que integram o consórcio responsável pela construção. Enquanto vistoriavam o traçado da Linha 3, em território gonçalense, os técnicos cogitaram a hipótese de alterar o projeto original, com a criação de uma estação no bairro Nova Cidade.

“Fiquei muito otimista com a visita, principalmente pela parte do Estado, que já enviou para o Tribunal de Contas da União (TCU), as correções solicitadas. A possibilidade das obras serem iniciadas em março mostra um cenário positivo para nós, da Prefeitura de São Gonçalo”, disse Luís Paiva, secretário municipal de Planejamento.
Vistoria - Na vistoria foi avaliado todo o traçado em São Gonçalo. Os técnicos adiantaram que o cronograma para a construção da seis estações no município, até 2014, será mantido, mesmo com o atraso no início das obras. A ideia é que neste período sejam erguidas as estações de Neves/Vila Lage, Parada 40, Zé Garoto, Nova Cidade, Alcântara/Jardim Catarina e Guaxindiba.


De acordo com Paiva, a inclusão da uma estação em Nova Cidade servirá para atender a região de Trindade e Salgueiro. “Aquela é uma região importante, que tem saída para os bairros que estão em locais mais distantes do município. Acredito que não haverá problemas para criar esta estação”, ressaltou Paiva.
Receita - A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset (PDT) afirmou que, como contrapartida do município para financiar a obra, vai liberar RS 150 milhões oriundos do PAC Mobilidade Urbana.
Linha 3 – No projeto estão previstas, ao todo, 14 estações, sendo três em Niterói. São elas: Arariboia, Jansen de Melo e Barreto. Em São Gonçalo são: Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina, até Guaxindiba.

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento