domingo, 15 de janeiro de 2012

Turistas conhecem jacarés e experimentam cardápio de café colonial. Empresários lucram com os negócios.


Trem de turismo promete na Zona da Mata Mineira, o Expresso Pai da Aviação está em fase final e logo iniciará os testes, o Prefeito de Santos Dumont já autorizou as reformas necessárias na estação para atender os turistas.
Veja o vídeo da Litorina das montanhas no Espírito Santo.


O setor de turismo se destaca como um dos bons negócios para 2012. Viajar de trem sempre seduziu o brasileiro. Agora, trechos da malha férrea brasileira voltam a funcionar. No Espírito Santo, por exemplo, quem anda de trem aproveita as paradas para fazer compras, comer bem e até conhecer jacarés.


É o trem que move a economia nas montanhas do Espírito Santo. Na viagem de 46 quilômetros, a litorina passa pela Mata Atlântica, cruza pontes. Avança entre túneis.


O trem voltou a funcionar há pouco tempo, menos de dois anos, e 5 mil turistas já fizeram a viagem. O ponto de partida é a Estação Ferroviária de Viana, a 20 quilômetros de Vitória. Quem vai até o local, além do passeio, conhece também o trabalho de artesãs capacitadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


O projeto “Trem é turismo” instalou artesãs nas estações em que o trem para durante a viagem. “Isso aí também diminuiu um pouco o êxodo rural. Eles podem estar aqui e estar agregando valor, podem trazer renda para as comunidades em que vivem”, diz Rodrigo Belcavello Barbosa, do Sebrae de Domingos Martins, no ES.


O Sebrae levou consultores que mudaram o design. Agora, os produtos são inspirados nos ícones históricos, religiosos e geográficos da região. Antes do embarque, os turistas conhecem as peças. Depois das compras, a viagem começa. A primeira parada é na ponte de ferro sobre o Rio Jucu. Ela tem 65 metros de extensão. A litorina de 40 toneladas segue a todo vapor.

_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...