sábado, 30 de março de 2013

Trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás

O trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) conecta os estados do Maranhão e do Pará, passando por 25 localidades, entre povoados e municípios. Além de seguro e eficiente, o serviço tem passagens até 50% mais baratas do que o transporte rodoviário e, por isso, é a escolha de cerca de 1.300 passageiros por dia.




Os passageiros contam com carro lanchonete, ar-condicionado, televisão, fraldário, ambulatório e vagão para portadores de deficiência. Para muitos moradores, o trem de passageiros efc é o único meio de transporte disponível na época das chuvas, quando muitas estradas ficam inacessíveis para carros e ônibus.



Uma observação importante é perfeitamente normal o cruzamento com diversos trens de cargas durante o percurso, não alterando em absolutamente nada a viagem dos trens de passageiros e dos trens de cargas, os trens de passageiros tem prioridade de passagem no tráfego de trens, exceto trem de socorro é claro.

Em funcionamento desde 1986, o trem parte da estação ferroviária do anjo da guarda, em São Luís, Maranhão, com destino a Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas, quintas-feiras e sábados, às 8h.
Às terças, sextas-feiras e domingos, realiza o percurso de volta. Não há viagem na quarta-feira.

_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...