Estação Cidade Nova - Metrô Rio de Janeiro

A estação Cidade Nova do Metrô do Rio de Janeiro fica situada entre as linhas 1 e 2, foi chamada de Linha 1 A. esta estação foi construída em uma área do Centro de Manutenção do Metrô.

A inovação permite que os passageiros da Linha 2 embarquem na linha 1 sem a necessidade de fazer a transferência de Linha que era feita na estação Estácio. A transferência só é utilizada aos sábados, domingos e feriados ou em caso de alguma avaria em trem que esteja na linha 1 A.

Estação Cidade Nova

Centro de Manutenção

O Centro de Manutenção do Metrô realiza a manutenção corretiva e preventiva dos carros da frota. O espaço possui 22 mil m2 e funciona 24 horas. A equipe de manutenção é composta por 450 profissionais que se revezam em turnos para garantir que toda a frota circule diariamente.

A concessionária opera diariamente com 98,7% de toda a frota, o maior índice de uso do mundo. Os 182 carros da frota passam manutenção preventiva e preditiva, mas o uso diário do equipamento provoca um desgaste natural e eventualmente os trens apresentam problemas.



Estação Cidade Nova

Para solucionar de forma mais ágil problemas simples nos trens em circulação, a empresa duplicou em 2010 as frentes de manutenção: agora, além da estação Maria da Graça e do Centro de Manutenção, existem frentes de manutenção avançada em Saens Peña e Glória.

Os investimentos em manutenção tem sido crescentes: em 2008 a concessionária investiu R$ 20 milhões e em 2009 R$ 27.4 milhões. Antes da privatização, o gasto com manutenção representava 2% dos custos totais da empresa e hoje representa 12%.


Ponte em Arco próximo a Cidade Nova


A ponte em arco do metrô, próxima à estação Cidade Nova, ganhou iluminação nova desde sábado (13/08). Saiu o verde e entrou o azul, cor da iluminação original e da logomarca do Metrô Rio. A iluminação à noite é um cartão postal.

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento