quarta-feira, 8 de maio de 2013

Estação e Metrô de Dubai

Para contornar o problema de mobilidade das grandes cidades, Dubai ganhou uma linha de metrôs. Mas não pense que elas podem ser comparadas aos que encontramos no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo: esse metrô é um reflexo de toda a riqueza da cidade,com tudo que alguém poderia desejar em um sistema de transporte público. O metrô de Dubai é o mais luxuoso do mundo.


O primeiro destaque das linhas de metrô de Dubai fica evidente assim que se entra no trem: muito espaço, assentos acolchoados e com encostos altos, apoios para braço individuais e até mesmo mesinhas para acomodar bolsas e afins (mas nem pense usá-la para comer, é proibido se alimentar no veículo ou na estação). E, como não poderia faltar em qualquer construção da cidade, um sistema de ar-condicionado em todos os vagões. Não há maquinistas e muita gente gosta de viajar no primeiro vagão, para ter a sensação de 'estar conduzindo' o trem.

Segurança em primeiro lugar

Metrô de Dubai:percurso com  visão sensacional.
Modernidade e tecnologia de ponta também estão presentes no metro de Dubai. Os trens automatizados percorrem a maior distância do mundo sem a interferência de um ser humano, sendo operados apenas por computadores.

As pessoas se sentem completamente protegidas dentro do metrô de Dubai. Isso porque há um sistema de milhares de câmeras atentas a qualquer acontecimento tanto no veículo quanto na estação, acionando uma brigada policial dedicada exclusivamente à linha no caso de qualquer problema. 

A segurança da linha não se resume a apenas isso, mas também à saúde de todos os passageiros: sistemas de detecção percebem qualquer perigo em potencial causado por obstáculos na pista, diminuindo a velocidade (ou até mesmo parando) para evitar acidentes. E tudo isso automaticamente, sem a necessidade de maquinistas.

As estações das linhas de metrô de Dubai são um show à parte, cada uma delas com uma arquitetura própria, mas todas impressionantes. Elas também assustam pelo tamanho: os locais são enormes, lembrando mais um shopping ou um aeroporto. É nessa linha também que está a maior de todas as estações subterrâneas já projetadas, a Union Square, com 67.000 m².

_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...