quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Litorina Expresso Pai da Aviação terá trajeto entre Barbacena e Santos Dumont

Convênio assinado entre a prefeitura de Barbacena e a ONG Amigos do Trem vai permitir a implantação do trem de turismo "Litorina Expresso Pai da Aviação". O trajeto será entre Barbacena e Santos Dumont, 40 km pelas paisagens rurais da Serra da Mantiqueira. A Litorina, essa automotriz da década de 50, foi toda reformada pelos voluntários da ONG Amigos do Trem. Ela tem capacidade para 76 passageiros. E agora falta pouco começar a rodar. Esse maquinista aposentado espera que a aprovação seja em breve. Ademir de Paula não vê a hora de voltar a transportar passageiros.

O ponto de partida será na estação da cidade de Barbacena. O prédio de estilo eclético do século 19 será reformado para receber os turistas. Inicialmente serão duas viagens por dia, nos feriados e fins de semana. A viagem será de 40 quilômetros até Santos Dumont e terá nove túneis. A estação final é esta aqui de Cabangu na Fazenda de Santos Dumont. O que o inventor do Avião tem a ver com essa história?? Tudo!! Santos Dumont nasceu em Minas Gerais porque foi o pai dele que construiu a ferrovia da Zona da Mata. A trajetória da Família Dumont é uma das atrações do Museu do Pai da Aviação. Aqui o turista vai descobrir como Santos Dumont transformou a Aviação Mundial. Com a retomada do transporte de passageiros, o número de visitantes no museu deve aumentar.

Ver as estações lotadas de passageiros será um sonho realizado para Carlos Alberto Pires. Ele estava na última viagem do antigo trem. E quer logo garantir um lugar no Expresso Pai da Aviação. É Seu Carlos, o Senhor vai ter que esperar mais um pouco. Porque os passeios só começam em outubro!!!
                             
Fonte: Mega Minas.Com
_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...