Trens Regionais ganham força

Os trens regionais estão nos planos de revitalização de ferrovias do Governo Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com base em experiências internacionais, avaliou que os trens regionais podem trazer grande desenvolvimento.

A partir dessa análise, o BNDES e o Ministério dos Transportes estão providenciando os estudos de viabilidade técnica e econômica de utilização de trens regionais para o transporte intermunicipal de passageiros.



As análises feitas colherão subsídios e informações para o aprimoramento dos trechos de ferrovias de cargas já existentes para o transporte de passageiros em trens de média velocidade.
“Ao serem concluídos, os estudos são apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los e as ações necessárias entre as diversas esferas de governo, iniciativa privada, instituições de financiamento e Agências competentes”, explicou o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores.


Dentro do Plano de Revitalização das Ferrovias está o “Projeto Trens Regionais”. Reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES na década de 1990, foram pré-selecionados 14 trechos para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular.

Os trechos inicialmente selecionados para desenvolvimento dos estudos de viabilidade foram:

Estado
Trecho
Quilometragem
SE
São Cristóvão - Aracajú - Laranjeiras
40 km
PR
Londrina - Maringá
122 km
RS
Bento Gonçalves - Caxias do Sul
65 km
PE
Recife - Caruaru
139 km
RJ
Campos - Macaé
94 km
MG
Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete
149 km
SC
Itajaí - Blumenau - Rio do Sul
146 km
RS
Pelotas - Rio Grande
52 km
SP
Campinas - Araraquara
192 km
RJ
Santa Cruz - Mangaratiba
49 km
MG
Bocaiúva - Montes Claros - Janaúba
217 km
SP
São Paulo - Itapetininga
199 km
BA
Conceição da Feira - Salvador - Alagoinhas
238 km
MA/PI
Codó – Teresina - Altos
205 km
Fonte: RF Foto: Suiça News

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento