Ministro dos Transportes viaja à China por investimento em ferrovias e infraestrutura

O ministro dos Transportes, César Borges, chefia comitiva brasileira em viagem à China entre sábado e quarta-feira (17 e 21/05) para estreitar as relações entre os dois países na promoção de investimentos bilaterais em infraestrutura. Acompanhado do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e de dirigentes do BNDES e do próprio ministério, César Borges participará de reuniões com autoridades chinesas para apresentar as opções de investimentos em ferrovias no Brasil devido ao interesse de empresas daquele país.


“Essa viagem será uma grande oportunidade para a promoção de investimentos no Brasil”, afirmou o ministro. Na programação, encontros com o ministro dos Transportes chinês, Yang Chuantang, o vice primeiro-ministro Wang Yang, o presidente do Banco de Desenvolvimento da China (CDB), Hu Huaibang e o ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), XU Shaoshi.

Trilhos para Norte-Sul – Nesta segunda-feira (19/05), em Pequim, César Borges também irá encontrar-se com Zhang Huo, presidente da Pangang, fábrica chinesa de trilhos, para solicitar antecipação na entrega de trilhos adquiridos para trecho da Ferrovia Norte-Sul, prevista em contrato para julho. A licitação para a compra de trilhos, feita pela Valec Engenharia, vinculada ao Ministério dos Transportes, foi vencida pelo consórcio PIETC-RMC, formado pela Pangang e seu representante local, a empresa RMC Participação (de Minas Gerais). O processo prevê a entrega de 95,4 mil toneladas de trilhos para a Ferrovia, no valor de R$ 402 milhões.

Um dos aspectos em debate durante a programação é a experiência da China em ferrovias. O transporte ferroviário é um dos principais modais do país. A visita da comitiva brasileira antecede a vinda ao Brasil do presidente da China, Xi Jinping. O presidente tem viagem oficial marcada em julho para a reunião, em Fortaleza, da cúpula dos chefes de estado do grupo Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Fonte: Ministério dos Transportes

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento