terça-feira, 10 de junho de 2014

Vale compra 39 novos vagões de passageiros para a EFC

Além de transportar nossos minérios, duas ferrovias operadas pela Vale no Brasil oferecem as principais opções de trem de passageiros do país: a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC).

As ferrovias possuem sistemas de controle monitorados 24 horas por dia, garantindo a segurança das viagens. Os trens oferecem facilidades como lanchonete, restaurantes e ar condicionado na classe executiva.

A Vale comprou 39 novos carros de passageiros para renovar sua frota da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Os primeiros carros desembarcaram no último sábado (07/06), em São Luís (MA). A Vale investiu US$ 55,6 milhões na aquisição dos modelos da empresa romena Astra Vagoane.


Dos 39 novos carros, seis são executivos e 21 são econômicos; há também vagões-restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldades de locomoção). O segundo lote está previsto para chegar no segundo semestre. Logo após a chegada, os equipamentos serão montados e seguirão para testes na ferrovia. A previsão é que os trens comecem a operar no primeiro trimestre de 2015.

Os carros executivos têm capacidade para transportar até 60 passageiros, enquanto os econômicos contam com 79 lugares. Os novos carros têm tomadas elétricas individuais nas poltronas, banheiros, detectores de fumaça e displays internos e externos que exibirão informações sobre a viagem.

A EFC atende 27 municípios entre Carajás (Pará) e São Luís (Maranhão). O percurso de 892 km tem cinco estações, 10 pontos de parada e transporta aproximadamente 350 mil passageiros por ano. A fabricante Astra Vagoane foi fundada em 1891 e atende países como Brasil, Hungria, Itália, Alemanha, Rússia, Egito, Angola e Moçambique. Fonte: RF/Vale



_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...