terça-feira, 11 de novembro de 2014

Primeira Linha de Metrô em Paris Inaugurada em 1900

Em 19 de julho de 1900, o métropolitain de Paris inaugurou a sua primeira linha, ligando Chateau de Vincennes à La Defense. Em 1895 a prefeitura da cidade aceitou o desenho do engenheiro Fulgence Bienvenue, que foi logo posto à prática, devido à Exposição Universal de 1900.

Esse primeiro projeto de transporte ferroviário urbano comporta uuma linha circular "Etoile-Nation-Etoile", uma transversal norte-sul, "Porte de Clignancourt-Porte d’Orléans" e uma transversal leste-oeste, "Porte Maillot-Avenue Gambetta".


Três linhas foram adicionadas antes que o projeto definitivo tenha sido aprovado. No ano seguinte,começaram enfim os trabalhos na linha 1, Porte de Vincennes à Porte Maillot. Dois ramais foram construídos ao mesmo tempo: Porte Dauphine-Etoile e Etoile– Trocadéro. Em 19 de julho de 1900, as 13h00, a linha 1 começou a operar, depois de 17 meses de construção.

Hoje ele tem 14 linhas principais e duas menores (bis) e 215 km de trilhos... É parte integrante da cidade, com as suas estruturas imponentes e estações emblemáticas.

Paris é a única cidade que tem uma estação de metrô a cada 500m.

São 301 estações e uma é diferente da outra. Em comum, elas têm apenas os cartazes de propagandas. Graças à essa variedade, viajar de metrô na Cidade Luz passa a ser um passeio pelo século 20. Grande parte das estações, construídas no início do século, mantêm o estilo art noveau: Porte-Dauphine, Abbesses, Cluny La Sorbonne, La Défense. Fonte: Divulgação

Estação Louvre-Rivoli


_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...