sexta-feira, 17 de abril de 2015

Agência francesa doa R$ 1,75 milhão para estudos de mobilidade urbana do Rio de Janeiro

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) doará 500 mil euros, o equivalente a R$ 1,75 milhão, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro para a elaboração de estudos e planos estratégicos destinados à mobilidade urbana da Região Metropolitana da cidade. A parceria, firmada na última sexta-feira (10) entre a agência e a Secretaria Estadual de Transportes, também prevê termo de cooperação técnica da Agência de Transportes da Região Metropolitana de Paris, referência mundial em soluções de transportes para grandes regiões. 


De acordo com o secretário estadual de Transportes Carlos Roberto Osorio, a parceria é importante para possibilitar o avanço dos planejamentos de médio e longo prazo. "Nossa prioridade será pensar na integração de modais e na expansão de investimentos nos sistemas de trem, metrô e barcas a partir de 2016", explicou.

Já o diretor da AFD, Régis Marodon, destacou a importância da troca de experiências entre Rio de Janeiro e França para promover melhorias na mobilidade urbana fluminense. "Estamos apoiando a governança e o planejamento do sistema de mobilidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa troca de conhecimentos é significativa porque temos desafios compartilhados para enfrentar, como a luta contra os congestionamentos e a redução da poluição", afirmou Marodon.

O convênio de cooperação é uma continuidade das relações entre o Governo Estadual e a AFD. A parceria teve início em 2011, quando a agência francesa concedeu um empréstimo de 300 milhões de euros investidos na mobilidade da Região Metropolitana do Rio. Fonte: PiniWeb
_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...