Governo funde investigação de acidentes aéreos e ferroviários

O Governo decidiu criar o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF). Este gabinete substitui assim os gabinetes de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários (GISAF) e de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), que serão extintos, informa o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas. Assim, o novo organismo terá como missão principal investigar os acidentes e incidentes ferroviários e ocorridos com aeronaves civis, de modo a determinar as suas causas, elaborar e divulgar os correspondentes relatórios e formular recomendações que evitem a sua repetição.


Em nota à comunicação social, o Executivo nacional explica que “este modelo, em vigor em países como a Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, Croácia ou Bulgária, dá garantias quanto aos níveis de segurança, eficácia, celeridade e qualidade da investigação, e contribui para uma visão integrada da área dos transportes, potenciando o aproveitamento de sinergias e a partilha de competências na investigação e prevenção”. Salienta ainda o Ministério que a nova entidade vai possibilitar “uma maior coordenação das operações de investigação e prevenção, quer com as entidades homólogas de outros países, quer com as entidades nacionais com outras competências neste tipo de acidentes e incidentes”.

Até à entrada em vigor deste modelo, as direções do GISAF e do GPIAA serão asseguradas pelo Eng.º Nelson Rodrigues, que desempenha as funções de diretor do GISAF desde outubro de 2013. Fonte: Transporte em Revista Foto: Edson Lopes Jr


Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento