As estações ferroviárias mais remotas do mundo

A Estação Ferroviária Cook, no sul da Austrália, está localizada ao longo da via ferroviária reta mais longa do mundo, em algum lugar no meio do nada! Abrange quase toda a largura do país, a ferrovia trans-australiana de Port Augusta para Kalgoorlie atravessa a vasta planície de Nullarbor, árido e quase sem árvores (daí o seu nome, do latino, nullus arbor), isso pode parecer um ponto estranho para uma estação ferroviária, mas Cook foi uma vez um importante ponto de parada na longa jornada.


Agora, mais ou menos abandonado, e alegadamente com uma população residente de apenas quatro pessoas, a estação de trem nesta cidade fantasma é usada para reabastecer trens e como uma parada de descanso para seus maquinistas. 

1. Cook Railway Station, Austrália





2. Corrour Station, Scotland



Rannoch Moor da Corrour Station de Thomas Bryans, CC BY-NC-ND 2.0 | Fort William trem sai de Corrour Station por Russel Wills, CC BY-SA 2.0 | Corrour Estate, © Corrour Station House | Rannoch Moor de Richard Szwejkowski, CC BY-SA 2.0

A 408 metros acima do nível do mar, Corrour Station no West Highlands é a estação de trem mais alta e remota do Reino Unido e se parece familiar, pode ser por isso que ! 

Localizado na famosa West Highland Line, no final de Rannoch Moor, o Corrour Estate muitos caminhantes para este local remoto para explorar a região selvagem. Lucky que, uma vez que não há acesso por estrada! 

A Casa da Estação Corrour é anexada à estação ferroviária para ajudar os viajantes cansados ​​a reabastecer depois de uma longa caminhada nos pátios. Mas não se preocupe se você tem um número demais, há camas próximas no B & B na antiga caixa de sinal. 

3. Estação ferroviária de Jungfraujoch, Suíça



Jungfraubahn de Guido Radig, CC BY 3.0, através do Wikipédia Commons | Jungfraubahn de Mike Lehmann, CC-BY-SA-3.0

Subterrâneo escondido, dentro de uma montanha, Jungfraujoch é o covil do vilão de Bond das estações ferroviárias! É o fim da linha para a Estrada de Ferro de Jungfraujoch, uma façanha pioneira de engenharia que viu equipes de homens atravessar os Alpes Berneses.

Caso contrário, conhecido como "Top of  Europe", Jungfraujoch é a estação mais alta da Europa a 3.454 metros acima do nível do mar. Depois de descer do trem, os passageiros podem subir ao pico para vistas incríveis do Glaciar Aletsch e as montanhas além.

4. Estação Cascada de Macarena, Argentina



Fim da Estação Mundial por Leandro Neumann Ciuffo | Licença CC BY 2.0

Cascada de la Macarena, perto de Ushuia, Argentina, é a estação ferroviária mais ao sul do mundo. Também conhecida como Estación do Fin do Mundo, atrai turistas que desejam explorar o Parque Nacional Tierra del Fuego. 

Ushuaia, na ponta sul da Argentina, se vende como "O fim do mundo". Mas era uma vez que esta ferrovia de bitola estreita era usada para transportar madeira (e prisioneiros!) Para e de uma colônia penal remota nos arredores de Ushuaia. 

5. The Hurricane Turn, EUA



Alaska Railroad by Brandon Wood, CC BY-SA 2.0, através do Wikimedia Commons | Hurricane Turn Train by Kolmkolm, licença CC BY-SA 4.0

O furacão Turn não possui uma estação de comboio tecnicamente, mas a linha em si é certamente uma das mais remotas. Este é o último verdadeiro trem de 'flag stop' nos EUA que permite que os passageiros possam entrar e descer como quiser, marcando o trem de um poste de milha ao lado da pista. 

O trem serve como uma linha de vida para os alaskanos que vivem fora da grade e longe do sistema rodoviário na região selvagem entre Talkeetna e Hurricane - o último sendo a estação mais a norte da América do Norte. Operado pela Railroad do Alasca , não há um cronograma definido, pois depende de quantos passageiros querem entrar e sair ao longo do caminho. Não se esqueça de arrumar seu lenço para que você possa sinalizá-lo!
 
6. Estação de trem de Tanggula, Tibete


Estação ferroviária Tanggula de CW Kong | Licença CC BY-SA 3.0

A Estação Ferroviária da Montanha Tanggula é a mais alta do mundo, sentada 5,068 m acima do nível do mar! Aparentemente, sua localização foi especialmente escolhida para a visão da plataforma e sem dúvida pela altitude recorde.

A estação pode ser encontrada ao longo da Estrada de ferro Qinghai-Tibet, a primeira rota que liga o Tibete e a China e a ferrovia mais alta do mundo. Como defesa contra os efeitos do ar em altitude, as carruagens no trem estão equipadas com máscaras de oxigênio para passageiros e janelas especialmente projetadas para filtrar os fortes raios UV do sol.

7. Estação de Metro Caojiawan, Chongqing, China



Imagens via NetEase , todos os direitos reservados. 

Localizado nos arredores de Chongqing, a Estação de Metro Caojiawan na Linha 6 é tão remota quanto você pode chegar na China moderna. Parte de uma extensão para o metrô da cidade, a estação, agora coberta de grama e ervas daninhas, parece ter sido construída no meio do nada . 

Surpreendentemente, esta ferrovia aparentemente abandonada está aberta ao público, e dentro dela é o mesmo que qualquer outra estação de metrô - apenas sem passageiros! Aparentemente, o planejamento urbano e o transporte são gerenciados por diferentes departamentos governamentais em Chongqing, e o ritmo de construção do Metro superou a equipe de planejamento urbano. Mas um dia parece que a cidade se estenderá até a estação de Caojiawan.

8. Berney Arms, Inglaterra



Berney Arms Windmill by ian.dinmore, CC BY-NC 2.0 | Berney Arms Station por Stephen McKay, CC BY-SA 2.0 | Para os trens por ian.dinmore, CC BY-NC 2.0

Acessível apenas de comboio, a pé, ou de barco a partir do próximo rio Yare, a estação ferroviária de Berney Arms, em Norfolk, é tão pequena quanto remota. Há uma plataforma rudimentar, com uma cabana de madeira básica, mas é tão curto que até o trem de dois ônibus que pára (um par de vezes por dia, apenas por solicitação) no caminho para Great Yarmouth é mais longo do que a plataforma.

Há pouco mais do que um pantanal e um moinho da herança em Berney Arms, por isso é uma maravilha que os trens ainda liguem aqui. Isso é graças a uma Thomas Trench Berney, que possuía a terra na década de 1840, e permitiu o desenvolvimento da ferrovia com a condição de que uma estação fosse colocada lá "em perpetuidade". Bom, já que há uma boa caminhada ao sul ao longo do rio até o pub em Reedham.

9. Estação Okuoikojo, Japão



Oku-oi Rainbow Bridge na estrada de ferro de Oigawa por Makke, CC-BY-SA-3.0 | Oku-Oi Rainbow Bridge by NY066, CC BY-SA 3.0 , ambos via Wikimedia Commons

A Estação de Okuoikojo está localizada em uma península que se expande sobre um lago criado pela barragem de Nagashima, no Rio Ōi, em Shizuoka, Japão. A ferrovia foi inicialmente construída para transportar materiais para a construção da barragem, mas devido à sua localização espetacular, aninhada entre montanhas no parque nacional de Okuoi, uma estação foi adicionada à linha.

Okuoikojo tornou-se popular entre os turistas que desciam do comboio para tomar alguns selfies e tocar o "sino feliz" antes de caminhar nas montanhas ou continuar sua jornada norte para a estação de Kanaya, onde a locomotiva a vapor Oigawa parte para um passeio panorâmico pela montanha aldeias e campos de chá.

10. Estação de Karskaya, Rússia


Linha Obskaya-Karskaya © Yamal Expedition . Todos os direitos reservados.

Como se precisássemos de mais uma prova de que a exploração de petróleo e gás não conhece limites, esta estação construída pela Gazprom é o norte mais distante do mundo que você pode chegar de trilho! 

A estação de Karskaya no Círculo Ártico é o fim da linha ferroviária Obskaya-Karskaya que liga o continente russo com o Bovanenkovo, o maior campo de gás da Península de Yamal, na Sibéria. Construído para transportar bens e pessoas de e para o campo de gás, a linha foi estendida a Karskaya em 2011. Este ano, está ainda prorrogado para o porto ártico de Sabetta. 

11. Choûm, Mauritiana



Sala de espera Choûm © 2014 Michal Huniewicz . Todos os direitos reservados | Choûm © 2014 Michal Huniewicz . Todos os direitos reservados

Você seria perdoado por perder a estação ferroviária em Choûm . No fundo do deserto do Sara Ocidental, não tem plataformas e sua sala de espera é um dos poucos edifícios da cidade. 

A estação encontra-se a pouca distância ao longo da rota de 700 km da Mauritiana Railway, que transporta locomotivas extraordinariamente longas - alguns alongamentos de 2,5 km - cada um transportando vagão de vagão de minério de ferro, desde a planta em Zouérat até o porto de Nouadhibou. O trem viaja até 3 vezes por dia, um dos quais inclui uma carruagem de passageiros.

12. Estação Ferroviária Internacional Canfranc, Espanha



La façanha da estação internacional de Canfranc de Marc Celeiro i Escribà, CC BY-SA 4.0 | Estación de Canfranc por Juanedc, CC BY 2.0 ambos via Wikimedia Commons

Os tablóides se deleitam com a "estação de trem nazista abandonada" nas montanhas dos Pirenéus, e é verdade que existe um certo mistério em torno da antiga estação ferroviária de Canfranc . Inaugurado em 1928, a estação foi um exemplo impressionante de cooperação franco-espanhola que acolheu trens transfronteiriços que surgiram do passeio de montanha Somport pelos Pirenéus. 

No entanto, o tamanho e o esplendor da estação art nouveau deriva, não dos produtos do ouro nazista contrabandeado, mas dos aspectos práticos da transferência de passageiros, bagagem e carga entre os comboios à medida que o indicador das faixas mudou na fronteira. A história da estação parou abruptamente em 1970, quando uma destruição de trem destruiu uma ponte no lado francês das montanhas. Agora está abandonada, enquanto uma estação muito menor (imediatamente em frente à antiga fachada) se conecta a Zarragoza nas proximidades. Fonte: Kate Andrews








Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento