terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Um projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - VLT Rio

Símbolo da mudança na dinâmica social e econômica vivida pela cidade do Rio de Janeiro, o VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) é um projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que permite a interligação da região portuária ao centro financeiro da cidade e ao aeroporto Santos Dumont de uma forma mais rápida, segura e sustentável.


O VLT atende aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos já existentes, distribuindo estes passageiros nas diversas regiões que compõem a área central da cidade. O sistema tem ligação com metrô, ônibus convencionais, terminal de cruzeiros e Aeroporto Santos Dumont. Com todas as linhas em operação, conectará também trens, barcas, BRT Transbrasil e teleférico da Providência.

O primeiro trecho do VLT tem aproximadamente 14 km de trilhos e liga a rodoviária Novo Rio ao aeroporto Santos Dumont. O segundo trecho fará a conexão entre a Central do Brasil e a Praça XV.

Características do sistema

Em operação plena, o VLT Carioca contará com 32 trens, 28 km de trilhos e nove pontos de integração com outros meios. Condutores e controladores, responsáveis por guiar as composições, já acumulam desde o ano passado mais de 2 mil horas de treinamentos (teóricos, simulador e habilitação em via). Ao todo, serão 130 profissionais habilitados até o fim de 2016. Fonte: VLT Rio


_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...