O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, visitou o modelo em tamanho real do Frecciarossa 1000, o mais novo membro da família de trens de alta velocidade da família BOMBARDIER ZEFIRO. O revolucionário trem que combina eficiência de custos com alta capacidade de transporte será também exibido na feira InnoTrans 2012, em Berlim.
A operadora italiana de trens Trenitalia apresentou o modelo em tamanho real doFrecciarossa 1000, trem de alta velocidade que está sendo fabricado pela líder em tecnologia ferroviária Bombardier Transportation, em consórcio com a sua parceira AnsaldoBreda. O Frecciarossa 1000 é o mais novo membro da família de trens de alta velocidade ZEFIRO da Bombardier, conhecido como modeloV300ZEFIRO.
A apresentação ocorreu na cidade de Rimini, no domingo, 19 de agosto, para coincidir com a XXXIII Reunião Anual para a Amizade Entre os Povos, realizada nesta cidade. O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, compareceu ao evento juntamente com o Diretor Presidente da Ferrovie dello Stato, Mauro Moretti, o Diretor Presidente da AnsaldoBreda, Maurizio Manfellotto e o Presidente da Bombardier Transportation na Itália, Roberto Tazzioli.
![]() |
Primeiro Ministro da Itália, Mário Monti (ao centro) na apresentação do novo trem junto ao Presidente da Bombardier na Itália, Roberto Tazzioli (à direita) |
“Além de seu belo design, o nosso trem representa uma virada para a indústria ferroviária” disse Tazzioli. “Ele oferece não apenas velocidades muito elevadas, possibilidade de atingir 360 km/h, mas também alta eficiência em relação ao custo, com capacidade de até 600 passageiros, confiabilidade, segurança e durabilidade. A família ZEFIROestabeleceu também um novo benchmark para mobilidade sustentável por oferecer o mais baixo consumo de energia por assento em relação a qualquer outro trem de alta velocidade existente no mundo hoje. Este desempenho ambiental e econômico sem paralelo faz com que o trem de alta velocidade seja uma alternativa atraente em relação às viagens individuais de automóvel.”
O novo trem também possui uma aceleração excepcional que assegura um tempo de viagem excelente, mesmo em percursos sinuosos. Em setembro de 2010, a Bombardier e a AnsaldoBreda receberam um pedido para a entrega de 50 trens. As primeiras unidades já estão em produção e os testes de linha ocorrerão até o final de 2012.
Depois da exposição em Rimini, o modelo em tamanho real do Frecciarossa 1000será levado para Berlim, na Alemanha, para ser exibido na maior feira mundial de negócios ferroviários, a InnoTrans, que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de setembro próximo.
A Bombardier no setor de trens de alta velocidade
A Bombardier Transportation detém uma experiência sem paralelo neste setor, com mais de 1.000 trens de alta velocidade e veículos ferroviários entregues em todo o mundo, como fornecedora individual ou em parcerias com outras empresas. A Bombardier participou no desenvolvimento de muitos dos principais sistemas de trens de alta velocidade em operação no mundo, incluindo quatro diferentes gerações do TGV na França, a família de trens ICE utilizados na Alemanha e Holanda, o ETR500 e o Frecciarossa 1000, na Itália, além do AVE 102, AVE 112, AVE 130 e AVE 730 na Espanha, do Xinshisu na China, a famíliaBOMBARDIER ZEFIRO de trens de alta velocidade e o trem Acela, nos Estados Unidos.
Sobre a Bombardier Transportation no Brasil
A sede da Bombadier Transportation do Brasil, bem como duas instalações de manutenção de frota, localizam-se em São Paulo. A empresa opera também uma fábrica de produção de monotrilhos de alta capacidade e um centro de renovação de veículos ferroviários em Hortolândia, Campinas. A Bombardier investe fortemente no Brasil e já é uma das mais importantes companhias do setor ferroviário nacional, ocupando a liderança no setor de mercado de modernização de veículos. O plano de investimentos iniciado em 2009 tem o objetivo de triplicar o número local de funcionários, chegando a 600 pessoas em 2012, e de quadruplicar a área industrial em Hortolândia. Além da capacidade existente de renovação, a planta de Hortolândia está sendo equipada para produzir novos veículos.
Fonte:News Bombardier España