Cabine Trem de Metrô do Rio de Janeiro

O metrô do Rio de Janeiro começou sua operação em 1978, no O Metrô do Rio de Janeiro é a rede de metrô que existe no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ela opera desde 5 de março de 1979, quando foi inaugurado pela administração do governador fluminense Faria Lima, contando com as presenças do então presidente brasileiro Ernesto Geisel e de seu sucessor João Baptista Figueiredo.

Desde abril de 1998, com a concessão, a administração e a operação das linhas e estações ficaram a encargo do Consórcio Opportrans (Metrô Rio), concessionário pelo período de 20 anos. O Governo do Estado do Rio de Janeiro continua responsável pelas expansões da rede metroviária, por meio da empresa Rio Trilhos. Foto: Trans Trilhos


No final de dezembro de 2007, a concessão foi renovada até 2038 e o Metrô Rio assumiu a responsabilidade pela construção da Linha 1A, que liga a linha 2 à Linha 1, acabando com a necessidade de transferência na estação Estácio, pela compra de 114 carros e construção das estações Uruguai e Cidade Nova.

É o segundo metrô mais movimentado em número de usuários/dia no país, transportando diariamente cerca de 640 000 passageiros, totalizando cerca de 180 000 000 de passageiros por ano. Com 35 estações distribuídas em duas linhas, também é o terceiro mais extenso, possuindo uma malha total de 40,9 km, perdendo apenas para o sistema paulistano (de 74,3 km) e para o sistema brasiliense, que possui 42,38 km.

Até 2015, planeja-se que rede do Metrô do Rio de Janeiro terá um acréscimo de 53 quilômetros divididos em duas linhas e 23 estações, totalizando 101 quilômetros de extensão, 4 linhas e 58 estações. A linha 4, de 16 quilômetros, ligará a Estação de General Osório, em Ipanema à estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A linha 3, de 37 quilômetros, ligará a estação Araribóia  no Centro de Niterói à estação Visconde de Itaboraí, no município de Itaboraí. Fonte: RioTrilhos

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento