O VLT começará a circular em 2016 no Centro e na Região Portuária, integrando passageiros de barcas, aeroporto, trens, metrô, teleférico, ônibus convencionais e BRTs. O protótipo ficará aberto à visitação pública todos os dias da semana, entre 9h e 20h.
Formado por sete módulos articulados, o VLT vai circular 24 horas por dia e terá capacidade para transportar 285 mil pessoas diariamente. O sistema compreende 28 quilômetros de percurso e, além dos trilhos por onde o veículo vai passar, a obra abrange a implantação de paradas e sinalização especial para que VLT, carros, ônibus e pedestres possam compartilhar as vias da cidade com segurança. Um dos primeiros do mundo projetado totalmente sem catenárias (cabos para captar energia elétrica em fios suspensos) e por isso com menor impacto e interferência visual na paisagem carioca, o modal ofertará serviço rápido, confortável, seguro e silencioso, além de operar com sistema não poluente e baixos níveis de vibração.
As obras começaram em março pelo Túnel Ferroviário, sob o Morro da Providência. No primeiro momento vão priorizar a implantação do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), unidade de trabalho para concentração dos sistemas técnico-operacionais do VLT. Para a instalação do Ciom será necessário construir uma nova Vila Olímpica na Gamboa. Durante o período de intervenções, não haverá prejuízo às atividades esportivas, porque o projeto contempla a implantação de uma Vila Olímpica temporária. Fonte: O Fluminense e O Dia.
Diretrizes Gerais do Projeto
Acesse: VLT Rio de Janeiro