Durante o encontro Silval destacou mais uma vez a necessidade de um corredor ferroviário no estado e a importância de atrair investidores para consolidar uma logística adequada. “Mato Grosso é um local de oportunidades. Estamos abertos para receber empresas que buscam retorno em seus investimentos e que ajudem a desenvolver nosso estado”. Além da Transcontinental, que considera um projeto fundamental, o governador também ressaltou a importância da ferrovia Cuiabá-Santarém. “Somos os maiores produtores de quase todos os commodities, como soja, milho, algodão, girassol e carne bovina. Com uma logítica adequada poderemos avançar em outros segmentos produtivos como a mineração e consolidar o poder de competitividade do estado”.
O vice-presidente da China Railway Engineering Corporation (CREC), Ma Li, que liderou a comitiva chinesa, destacou que o grupo a que pertence tem interesse em investir no estado. “Mato Grosso tem um papel muito importante na produção agrícola e nossa empresa é muito grande e conhecida na China. Estamos em fase de pesquisa na Transcontinental e também temos muito interesse nesse projeto de Cuiabá-Santarém”. As negociações entre Mato Grosso e China começou em 2011 quando um grupo de profissionais da empresa participou da Rota da Integração Cuiabá-Santarém . Em 2012, o governador esteve em Pequim para apresentar projetos relacionados à infraestrutura e logística destacando o potencial turístico e econômico do estado.
Silval reconheceu que a legislação brasileira e a burocracia dos processos é um empecilho nas negociações econômicas com outros paises e prometeu não medir esforços e fazer tudo que está ao seu alcance para agilizar os procedimentos junto ao Governo Federal e a presidente Dilma Rousseff. No fim do encontro o governador destacou que as portas do Estado estarão sempre abertas aos investidores e presenteou o grupo com uma viola de cocho, explicando que o símbolo representa a cultura pantaneira e o artesanato mato-grossense. Como agradecimento, rececebeu caixas do tradicional chá matinal chinês.