Governo de Mato Grosso e empresários chineses discutem novas alternativas de transporte

O corredor ferroviário passará pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e chegará a fronteira Brasil/Perú com objetivo de unir os oceanos Pacífico e AtlânticoA construção da Ferrovia Transcontinental voltou a ser assunto, nesta sexta-feira (25.07), entre o governador Silval Barbosa e comitiva de empresários chineses. O assunto entrou em pauta com a assinatura de um tratado entre Brasil, China e Perú no dia 16 de julho, em Brasilia.  O envolvimento da China, grande parceiro econômico de Mato Grosso, é essencial pelo fato do país contar com um dos maiores corredores ferroviários do mundo, com cerca de 100 mil quilômetros de ferrovias sendo 11 mil km de trens de alta velocidade.


Durante o encontro Silval destacou mais uma vez a necessidade de um corredor ferroviário no estado e a importância de atrair investidores para consolidar uma logística adequada. “Mato Grosso é um local de oportunidades. Estamos abertos para receber empresas que buscam retorno em seus investimentos e que ajudem a desenvolver nosso estado”. Além da Transcontinental, que considera um projeto fundamental, o governador também ressaltou a importância da ferrovia Cuiabá-Santarém. “Somos os maiores produtores de quase todos os commodities, como soja, milho, algodão, girassol e carne bovina. Com uma logítica adequada poderemos avançar em outros segmentos produtivos como a mineração e consolidar o poder de competitividade do estado”.

O vice-presidente da China Railway Engineering Corporation (CREC), Ma Li, que liderou a comitiva chinesa, destacou que o grupo a que pertence tem interesse em investir no estado. “Mato Grosso tem um papel muito importante na produção agrícola e nossa empresa é muito grande e conhecida na China. Estamos em fase de pesquisa na Transcontinental e também temos muito interesse nesse projeto de Cuiabá-Santarém”. As negociações entre Mato Grosso e China começou em 2011 quando um grupo de profissionais da empresa participou da Rota da Integração Cuiabá-Santarém . Em 2012, o governador esteve em Pequim para apresentar projetos relacionados à infraestrutura e logística destacando o potencial turístico e econômico do estado.

Silval reconheceu que a legislação brasileira e a burocracia dos processos é um empecilho nas negociações econômicas com outros paises e prometeu não medir esforços e fazer tudo que está ao seu alcance para agilizar os procedimentos junto ao Governo Federal e a presidente Dilma Rousseff. No fim do encontro o governador destacou que as portas do Estado estarão sempre abertas aos investidores e presenteou o grupo com uma viola de cocho, explicando que o símbolo representa a cultura pantaneira e o artesanato mato-grossense. Como agradecimento, rececebeu caixas do tradicional chá matinal chinês.

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento