CBTU apresenta à imprensa o novo trem

Modernos, seguros e confortáveis: esta foi a percepção da imprensa sobre o novo trem da CBTU Belo Horizonte apresentado aos jornalistas no Pátio de Eldorado, na última quarta (5/11).

A coletiva de imprensa reuniu repórteres, cinegrafistas e fotógrafos de diferentes veículos, ansiosos por revelar à população mineira cada detalhe da nova frota. Os profissionais foram recebidos pelo superintendente da CBTU Belo Horizonte, Jorge Vieira, e pelo analista técnico Francisco Lopes, encarregados de prestar todas as informações relativas ao investimento e aos benefícios estruturais e tecnológicos das novas composições.


O superintendente regional, Jorge Vieira, fez questão de lembrar aos jornalistas que a gestão adequada da mobilidade é um desafio a ser equacionado o mais rápido possível e que os cerca de 172 milhões aplicados pela CBTU na compra de trens revela o comprometimento da Companhia com uma questão crucial para os brasileiros que vivem nas grandes metrópoles”.

Participaram da coletiva veículos como as tvs. Globo, Record e SBT; as rádios Inconfidência, Itatiaia, América, CBN e Guarani, além de diversos jornais impressos e portais de notícias.

A expectativa é que a entrada em operação dos 10 novos trens amplie em cerca de 50% a capacidade de transporte do Metrô de Belo Horizonte, passando dos atuais 230 mil passageiros para cerca de 340 mil passageiros/dia.

Tecnologia e sustentabilidade
O emprego de tecnologia sustentável é fator marcante na nova frota. O sistema de iluminação conta com luminárias a LED, que são mais eficientes, econômicas e mais duráveis que as lâmpadas convencionais. As composições estão equipadas com dispositivos que reaproveitam energia elétrica durante a frenagem, reduzem custos de manutenção e colaboram para o meio ambiente.

Outros itens que aumentarão o conforto e a segurança do usuário são: ar condicionado duplo, janelas amplas, portas mais largas, circuito fechado de vídeo com câmeras de segurança interna e externa.

Salões integrado
O design moderno do trem é um atrativo à parte. Contornos arredondados e futuristas dão mais visibilidade e leveza à composição. Alem disso, a disposição dos bancos nos salões, de forma longitudinal, aumenta o espaço e facilita a locomoção dos usuários. Sem divisões internas entre carros, os salões do novo trem são integrados, formando um amplo corredor. O passageiro pode se deslocar livremente, acomodando-se no local de sua preferência e facilitando a circulação de pessoas.

Mais acessíveis e seguros
No campo da acessibilidade, os trens contam com assentos preferenciais para gestantes, idosos, obesos e passageiros com mobilidade reduzida, além de área reservada a usuário com cadeira de roda. Na abertura de portas, há campainha e indicação luminosa, simultânea, que orienta os deficientes auditivos, reforçando as mensagens sonoras. Fonte: IMPRENSA CBTU - BELO HORIZONTE



Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento