sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Monotrilho suspenso de Tóquio

O Monotrilho de Tóquio foi inaugurado em 1964, para coincidir com os Jogos Olímpicos de Verão e ganhou o recorde como o monotrilho mais movimentado do mundo, transportando cerca de 100 milhões de passageiros anualmente. O percurso oferece uma visão privilegiada da Baía de Tóquio.

Faz parte do Haneda Line, com um total de 11 estações, conectando o aeroporto de Haneda até a estação de Tokyo Minato. Foi construído pela empresa Hitachi Monorail e os primeiros carros foram feitas no Japão seguindo o design alemão ALWEG, o mesmo usado no Monotrilho de Seattle e da Disneyland.

Depois foram sendo substituídos por modelos mais novos em 1969, 1977, 1982 e 1989. São seis carros no total (Series 1000 e 2000) e a velocidade média é de 45 km/h, podendo chegar a 80 km/h. Como foi projetado para levar passageiros ao Aeroporto, os carros tem espaço extra para bagagens de mão. Fonte: Japão em Foco

Ferrovia Transcontinental - Cooperação Ferroviária Embaixador chinês Li Jinzhang

O embaixador Li Jinzhang falou sobre a assinatura do entendimento sobre Cooperação Ferroviária, realizado em julho de 2014 pelo ex-ministro dos Transportes e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. O termo abre espaço para a participação de empresas chinesas na licitação do trecho 4 da Ferrovia Transcontinental, que ligará Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO). “A China está empenhada em colocar em prática este acordo. O assunto está sendo discutido há bastante tempo e já temos bases sólidas para iniciarmos o processo”, afirmou o embaixador.


Além disso, o documento prevê a elaboração de projetos ferroviários e capacitação de trabalhadores. O ministro Antonio Carlos Rodrigues se demonstrou muito interessado em dar andamento aos temas previstos na Cooperação Ferroviária e afirmou: “Vamos colocar este assunto em nossas pautas de prioridades e tirar este projeto do papel o quanto antes. Trabalharemos para que isso ocorra em breve”. Fonte: Ministério dos Transportes