quarta-feira, 13 de maio de 2015

Megaferrovia unirá oceanos - Brasil

A presidente Dilma Rousseff avisou a auxiliares que espera tratamento de estrela para o anúncio da megaferrovia que vai ligar os Oceanos Pacífico e Atlântico, cruzando o Brasil e o Peru.

A obra negociada com apoio chinês e estimada em R$ 30 bilhões é aquela que, na opinião da presidente, tem maior potencial para puxar uma agenda positiva em meio à crise. O Brasil gasta até dez vezes mais do que os norte americanos no transporte da soja até a China. Ganharemos muito em competitividade.


Trem metropolitano do Porto - Portugal

A CP também opera trens cargueiros em toda a sua malha, sendo que os principais produtos transportados são carvão e containers. Há também uma outra empresa ferroviária em Portugal, a Fertagus, que opera a ligação metropolitana entre Lisboa e Sétubal, no Sul. No detalhe a belíssima Estação Oriente, construída pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.


Trens regionais e intermunicipais em Portugal

A principal rede ferroviária de Portugal é composta dos seguintes trens regionais e intermunicipais:
Os trens regionais e interregionais são usados ​​para curtas distâncias e fazem paradas frequentes. Eles complementam os serviços de longa distância, conectando destinos regionais a grandes cidades, como Lisboa e Porto. Os trens Intercidades (InterCity) conectam todas as principais cidades de Portugal. São mais rápidos que os trens regionais e fazem menos paradas. Os trens diários Urbanos operam nas grandes cidades de Portugal - Lisboa e Porto e em suas áreas. Fonte: CP