Em 6 de agosto de 2016 a Ponte Rodoferroviária 25 Abril em Lisboa completou seu 50º aniversário

Em 6 de agosto de 2016 a Ponte 25 de Abril, completou 50 anos de inauguração um ícone da cidade de Lisboa que a Direção Geral do Patrimônio Cultural está em vias de classificar como monumento nacional. Para comemorar esta data a IP vai levar a cabo um conjunto de iniciativas culturais e lúdicas, inseridas num programa de comemorações que iremos divulgar brevemente e que pretendemos que possa aproximar os portugueses da Ponte 25 de Abril e da sua história.


No ranking das pontes rodoferroviárias relativamente ao maior vão suspenso, a Ponte 25 de Abril ocupa a 1.ª posição na Europa e a 3.ª no mundo. A Ponte possui duas torres de cerca de 190 m de altura e um comprimento total entre ancoragens de 2.300 m, dos quais 1.013 m de vão central. Cada cabo principal tem 58,6 cm de diâmetro e é composto por 11.248 fios de aço.
A Ponte obrigou à escavação de 6,6 milhões de metros cúbicos de rocha e solos, consumiu 300.000 metros cúbicos de betão e 82.000 toneladas de peças de aço.



Cada torre de aço demorou mais de quatro meses a ser implementada. Os dois cabos principais pesam 8.000 toneladas e foram construídos in loco. A viga de rigidez foi construída por secções de 300 toneladas cada, transportadas por barcaça e içadas uma a uma.
Apesar da sua imponência, a Ponte 25 de Abril é uma estrutura dinâmica e leve, flexível e com elasticidade*: não quebra; verga e resiste. É resiliente ao atrito, ao vento e aos movimentos tectônicos. Fonte: Refer/Divulgação Foto Ponte Monumento: Silvério Borges

By RRL- Ruralea

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento