Metrô de Madrid 12 linhas com um total de 238 estações - Mapa das Estações

O metrô de Madrid abriu a sua primeira linha ferroviária metropolitana no dia 17 outubro de 1919, sob o reinado de Alfonso XIII. Ele tinha uma única linha de apenas 3,48 km de comprimento e 8 estações que ligam a Puerta del Sol à Cuatro Caminos em um tempo de 10 minutos. Hoje, de acordo com a Wikipedia, o Metrô de Madrid é o segundo maior metrô da Europa e o sétimo maior do mundo.


Embora no início do século XX Madrid tivesse uma população de cerca de 600.000 habitantes, o congestionamento já era um problema na capital espanhola e foi necessário substituir a rede de bondes para algum transporte subterrâneo. O metrô de Madrid foi o primeiro a entrar em funcionamento na Espanha. Em 1986, a Comunidade de Madrid e a Câmara Municipal de Madrid assumiram o Metrô. 

O metrô de Madrid tem 12 linhas com um total de 238 estações. Em 21 delas há correspondência com a rede de trens Renfe. Além disso, este sistema é complementado pela ligação que une Opera e Principe Pio e mais 3 linhas ferroviárias adicionais que somam 27,78 kms e outras 38 estações. No total, a rede tem mais de 324 km de viagem. O metrô de Madrid transporta mais de dois milhões de passageiros diariamente. 

Além da área metropolitana, a rede de metrô de Madrid abrange outros municípios, tais como: Alcobendas, San Sebastián de los Reyes, Coslada, San Fernando de Henares, Rivas-Vaciamadrid, Arganda del Rey, Alcorcón, Leganés, Getafe , Móstoles, Fuenlabrada, Pozuelo de Alarcón e Boadilla del Monte (os dois últimos estão ligados por linhas ferroviárias). O Metrô de Madrid tem tantas estações nos doze municípios em que atua que 80% dos moradores de Madrid tem uma estação a menos de 600 metros de suas casas ou destinos. A velocidade máxima de trens no metrô de Madrid é de 110 km / h. Além disso, estes têm um alto grau de automatização e sistemas de sinalização ferroviária modernos e de segurança. Fonte: Mapa Metro de Madrid






Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento