Goiânia-Brasília em alta velocidade

O governador Marconi Perillo concentrou a agenda de trabalho da missão comercial do Governo de Goiás à Espanha, nesta segunda-feira, 23, na apresentação, para empresários e investidores, da Parceria Público-Privada (PPP) do trem da alta velocidade Goiânia-Brasilia e da concessão da Ferrovia Norte-Sul. Acompanhado do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, Marconi disse, ao final do dia, que os empresários se mostram interessados nas propostas e que os projetos avançaram. As tratativas prosseguem nesta terça-feira, quando a delegação se reúne com a diretoria do Banco Santander.


"Tivemos hoje importantíssimos encontros aqui em Madrid, na Espanha. Conversamos sobre dois projetos muito importantes para Goiás e para o Brasil", disse Marconi, em vídeo gravado para seus seguidores nas redes sociais. "O primeiro é a operacionalização da Ferrovia Norte-Sul, que já está pronto há mais de três anos, eu vim junto com o diretor-geral da ANTT justamente para buscar parceiros que possam receber a concessão dessa ferrovia e colocá-la em operação. O outro é a vibilização da concessão do trem Brasília-Goiânia", detalhou.

Acerca da Norte-Sul, o governador disse que "até daqui a 30 anos a ferrovia deverá ter 26 milhões de toneladas transportadas, mas neste momento nós estamos apresentando aos espanhóis toda a modelagem dessa concessão que deverá ficar pronta no primeiro trimestre do ano que vem". "Ou seja, nós estamos trabalhando para tirar definitivamente a ferrovia Norte-Sul do papel", afirmou Marconi. O presidente da ANTT, Jorge Bastos, disse que a apresentação dos projetos para os investidores espanhóis é estratégica neste momento, já que as empresas do setor já concluíram a maior parte dos investimentos no setor no país europeu.

A viabilização dos investimentos privados para a construção do trem de alta velocidade entre Goiânia e Brasília é o principal item da agenda de trabalho da missão comercial liderada pelo governador Marconi Perillo à Espanha. Marconi falou sobre o Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental (EVTEA) em reuniões na Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), na Casa do Brasil – onde foi realizado o encontro da Câmara de Comércio Brasil-Espanha – e no Grupo Renfe, empresa pública concessionária da malha ferroviária de passageiros da Espanha. Nesta terça-feira, no quarto e último dia da missão do Governo de Goiás no país, o governador e a delegação vão à sede do Banco Santander para apresentar o projeto do trem-bala para a instituição financeira.

Nas reuniões com empresários e autoridades espanholas para apresentar a proposta de construção do trem de passageiros Goiânia-Brasília, o governador Marconi Perillo demonstrou a viabilidade econômica do projeto, destacando que o trem vai atravessar, entre Goiás e o Distrito Federal, uma região formada por 10 milhões de consumidores, com taxas de crescimento acima da média do Brasil.

Diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos disse também que o encontro com os investidores espanhóis deixou claro o interesse do país europeu pelo projeto do trem de passageiros. "As nossas expectativas são as melhores possíveis. O governo espanhol, na Europa, foi o último a investir muito na tecnologia de alta velocidade e eles têm uma expertise muito grande no setor", disse. "Os investimentos aqui na Espanha já se reduziram, eles já fizeram a maior parte desses investimentos, então o momento é muito propício para a apresentação do projeto brasileiro", disse.

Marconi encerrou a agenda de hoje em encontro com o secretário de Estado de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Julio Gómez Pomar, com quem também debateu os projetos ferroviários e outros temas relacionados à mobilidade urbana. Acompanharam o governador o secretário da Fazenda, João Furtado; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Pontes; e o presidente do Sifaeg, André Rocha. Fonte: Diário de Goiás 


Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento