Trem movido a energia solar ligará norte da Argentina ao Peru

Já imaginou admirar algumas das mais impressionantes paisagens da Argentina e do Peru a bordo de um trem turístico movido a energia solar? A boa notícia é que logo mais essa viagem dos sonhos será uma realidade.


A província de Jujuy, no noroeste da Argentina, receberá um trem movido a energia solar ligando a região até Cusco, no Peru. De acordo com uma nota publicada no portal de notícias da CANATUR (Câmara Nacional de Turismo do Peru), as obras da primeira parte do projeto, chamado de “Tren de la Quebrada“, começaram em fevereiro do ano passado e devem ser entregues ainda este ano.

A primeira parte do projeto ligará a cidades de Volcán com Purmamarca e Maimará, em um trajeto de aproximadamente três horas pelo norte argentino. No futuro, a ideia é conectar o trajeto com a malha ferroviária boliviana e chegar a Cusco, no Peru, e também até a cidade perdida dos Incas, Machu Picchu. No entanto, não há previsão para a conclusão da segunda etapa do projeto.

O primeiro trem solar da América Latina terá apenas um vagão com capacidade aproximada para abrigar 240 passageiros. Por se tratar de um transporte turístico, manterá uma velocidade de 30 quilômetros por hora, perfeito para curtir uma viagem bucólica com belas paisagens.

Para o funcionamento do trem foram instalados painéis fotovoltaicos nos telhados – dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. O projeto envolveu técnicos e especialistas internacionais responsáveis pelo trem solar de Byron Bay, na Austrália (as imagens que ilustram esse texto são do incrível trem australiano).


A expectativa é que primeira parte do projeto seja concluída até agosto deste ano com um investimento de 9 milhões de dólares. O resultado final, com a conclusão da obra, pode chegar bem próximo ao que temos hoje na Europa, onde linhas férreas se interligam entre diversos países. Já dá vontade de preparar as malas e se jogar nesta aventura. Fonte: Trem Turístico


Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento