segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Viagem virtual de trem pela Serra do Mar é a nova atração do Museu Ferroviário

"Uma viagem virtual pela história e pelos caminhos da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá é a atração do Expresso Estação, novo espaço do Museu Ferroviário, no Shopping Estação, em Curitiba, que inaugurou ao público nesta quarta-feira (11).


A experiência acontece dentro de um vagão original que foi parte de uma das composições que faziam a viagem ferroviária no início do século. O novo espaço foi criado ambientado como um vagão de passageiros para receber grupos de no máximo 14 pessoas.

Durante 12 minutos, este grupo é levado à experiência que mistura sons e vídeo em uma viagem virtual que conta a história da estrada de ferro e depois passeia por alguns dos pontos mais icônicos da viagem.

Segundo a gerente de Marketing do shopping, Raphaela Zattar Lopes, uma das idealizadoras da atração, o Expresso Estação é mais que um simulador.

“Tudo foi pensado nos mínimos detalhes para uma experiência interativa e imersiva para crianças e adultos”, disse. “Usamos imagens, sons, palavras que fazem parte do vocabulário curitibano aliados a paisagens e fatos históricos para proporcionar uma experiência completa”, disse.

História e paisagens

Uma das preocupações do projeto é resgatar a história da antiga ferrovia paranaense. E história é o que não falta.

O Museu Ferroviário de Curitiba ocupa o espaço preservado da Antiga Estação Ferroviária de Curitiba cuja construção começou em 1880 com a simbólica pá inicial do então imperador Dom Pedro II.

Foi ali que chegou, cinco anos mais tarde, a primeira viagem de trem vinda de Paranaguá depois da construção da estrada de ferro de 110 quilômetros que precisou da força de nove mil trabalhadores para ficar pronta e é considerada um “milagre da engenharia”.

O local virou museu em 1982 e está sob o controle da administração do Shopping Estação desde a abertura em 1997.

A segunda parte da “viagem” é focada no roteiro Curitiba a Paranaguá, pela Serra do Mar com narrativas sobre as riquezas da região, paisagens naturais, animais, trajeto e pontos referenciais da Serra como a ponte São João, o Véu da Noiva e o Pico Marumbi.

A atração é gratuita, aberta ao público e funciona no mesmo horário de funcionamento do museu, de terça a domingo das 13h às 18h." Fonte: Gazeta do Povo

Inauguração do VLT de Ottawa

Com 13 estações, a Linha da Confederação do novo O-Train parece quase um metrô. A cada cinco minutos na hora do rush, ele usa um túnel cavado sob o núcleo da cidade e Parliament Hill, onde estão localizadas quatro estações de metrô, e circula em trincheiras de concreto em outros locais.


As estações são anunciadas por um sinal circular de um vermelho brilhante, que parece um doce da Life Savers, segundo alguns.

De acordo com autoridades eleitas, este trem brilhante finalmente trará Ottawa para a liga das cidades de "classe mundial", agora que a área metropolitana da capital federal atingiu um milhão de habitantes. Certamente, trará alívio aos usuários da OC Transpo, a empresa de transporte público, no eixo leste-oeste.

"A rede de barramento está na capacidade máxima. Adicionamos ônibus articulados, depois ônibus de dois andares, mas não podemos adicionar mais transporte de superfície, os ônibus estão presos no trânsito ", disse o vereador Mathieu Fleury, que representa um distrito central. Fonte: OC Transport