sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bombardier testa novo trem na Suécia



Clique para ampliar
"Trem Verde" gera eletricidade a partir da frenagem
A Bombardier Transportation, junto com pesquisadores da Suécia, divulgou nesta quarta-feira (25/01) os resultados do projeto Gröna Tåget, ou “Trem Verde”, que tem como objetivo juntar idéias, propostas e soluções técnicas para tornar os serviços de trens do país – tanto de longa distância quanto regionais rápidos – mais eficientes e com menor consumo energético.

O projeto, conduzido pela Administração Sueca de Transportes, em parceria com a Bombardier Transportation e o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, utiliza um trem elétrico rápido do tipo pendular, baseado no trem Bombardier Regina, capaz de atingir 300 km/h em linhas exclusivas para trens de alta velocidade.

O veículo em teste atingiu 303 km/h – um recorde para a Suécia. Com design aerodinâmico e motores que geram eletricidade a partir da frenagem, o Trem Verde conseguiu baixar o consumo de energia entre 30% e 35%. Além disso, graças ao perfil dos trilhos nórdicos, que são mais largos, o trem também é mais largo, o que garante mais espaço para os passageiros.
De acordo com o diretor de comunicação da Bombardier Transportation, Luis Ramos, outra grande vantagem do Trem Verde é poder circular nas vias férreas já existentes. “Ele possui um truque inteligente, que ajusta o veículo às características da via”, afirmou.

O Gröna Tåget está sendo testado desde 2005 e já percorreu 500 mil quilômetros, em diferentes condições climáticas e temperaturas. Quando o projeto for finalizado, os resultados serão abertos às empresas fabricantes do setor.
RF

_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...