quinta-feira, 13 de março de 2014

VLI amplia frota com oito locomotivas da GE Transportation em Contagem - MG

A VLI encomendou oito locomotivas seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do BNDES. O acordo, fechado em 2012, tem duração de três anos e prevê alcançar índice de nacionalização de até 60%.

A parceria com a GE Transportation faz parte dos planos da VLI de ampliar a sua frota de material rodante. “O incremento da frota com locomotivas de alta tecnologia produzidas pela GE Transportation está totalmente ligado ao movimento estratégico de ampliar o volume das nossas operações ferroviárias em mais de 50% até 2017”, afirma Marcello Spinelli, diretor-presidente da VLI.


O modelo Dash9, voltado para a bitola métrica, favorece a operação em trechos sinuosos. A locomotiva combina alto esforço trator com baixo peso por eixo e é a única da categoria equipada com tanque de combustível com capacidade de 15 mil litros. Atualmente, o Brasil tem uma extensão de 23 mil quilômetros em ferrovias de bitola métrica, o que representa praticamente 80% da malha ferroviária do País.

“Para a GE Transportation é uma grande satisfação contribuir para a expansão das operações no transporte de carga e para intensificar ainda mais os resultados positivos conquistados pela VLI”, avalia Rogério Mendonça, presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina.
Plano de Nacionalização Progressiva (PNP)

O Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do BNDES é um plano progressivo com metas de nacionalização anuais. Por meio dele, as empresas que adquiram equipamentos acessam linhas de financiamento com prazo de até 10 anos para pagamento e taxas de juros, que em 2013, foram de até 3,5% ao ano.

“A parceria com o BNDES para a nacionalização de locomotivas introduz novas tecnologias na cadeia nacional e ajuda a transformar o País em um polo de produção no segmento ferroviário”, afirma Mendonça. “Entendemos que o plano é uma oportunidade para fomentar a indústria ferroviária brasileira e ainda facilitar a aquisição das locomotivas. Desta forma, todos ganham”, conclui o executivo. Fonte: GE
_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...