quinta-feira, 10 de julho de 2014

Locomotivas foram trazidas de Halifax - Canadá

Um lote de sete locomotivas da Estrada de Ferro Carajás foi desembarcado no Porto do Itaqui. As máquinas são do tipo SD80AC, equipadas com motores diesel/elétricos, com potência de 5,3 mil HP (horse power, ou cavalo-força, em tradução livre), com bitola de 1,6 metro (m). A Vale não divulgou mais informações sobre o assunto. (2012)


As locomotivas foram trazidas de Halifax, no Canadá, no navio Stellanova, de bandeira holandesa, com 96 m de comprimento e 18 m de largura, com 5.198 toneladas de porte bruto. Segundo fontes do setor portuário, a embarcação atracou segunda-feira (2012) no berço 103 do Itaqui e concluiu a operação quarta-feira.

Cada locomotiva pesa, em média, 183 toneladas. A operação de descarga é realizada com auxílio dos guindastes do navio. Primeiramente, são descarregados os trucks (as rodas e eixos da locomotiva), que são instalados nos trilhos do cais do porto. O segundo passo é içar o maquinário do porão do cargueiro e assentá-lo diretamente nos trucks.

Histórico - Os descarregamentos de locomotivas da EFC no Porto do Itaqui são parte do projeto de duplicação da ferrovia. O último registro feito por O Estado de uma operação desse tipo ocorreu em maio do ano passado. Foram descarregados cinco maquinários, que chegaram no navio Industrial Egret, de bandeira de Antíqua e Barbuda, com 140 m de comprimento e 20 m de largura.

Fonte: Via Rail/O Estado
_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...