quarta-feira, 20 de abril de 2016

Metrô de Brasília instala painéis eletrônicos com horário e destinos das composições

A partir desta quarta-feira (20/04), quem embarcar em Arniqueiras, com destino a Ceilândia ou Samambaia, poderá saber exatamente a que horas o seu trem vai chegar ao local. Ainda em fase de teste, um painel com destino dos trens foi instalado, primeiramente, na plataforma da Estação Arniqueiras — a segunda estação com maior fluxo de usuários entre as 24 de todo o sistema, com 10,5 mil usuários/dia.


Até o final do ano, o Metrô deverá instalar os painéis em mais nove estações com maior número de usuários: Central, Galeria, 112 Sul, Shopping, Guará, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro e Furnas. No ano que vem, também será possível acompanhar os sistema por meio de aplicativos nos celulares e tablets.

A medida é uma demanda antiga dos usuários do sistema metroviário, que transporta diariamente cerca de 170 mil usuários. O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, afirma que essa tecnologia existe em vários metrôs no mundo. “O usuário poderá se programar melhor ao saber o horário em que o trem chega à estação. Essa modernização no painel de destino dos trens era necessária porque temos, cada vez mais, aumento da demanda pelo sistema. E nossa pesquisa aponta que o usuário quer, prioritariamente, tempo, segurança e conforto”, enumerou.

Ele também acrescentou, durante a solenidade de inauguração, às 10h30 desta quarta: “O Metrô-DF é a primeira empresa no Brasil a desenvolver todo o sistema de sinalização on line a custo zero. Se fôssemos ter que importar tecnologia, teríamos que gastar algo em torno de R$ 3 a 4 milhões. Nossa despesa será apenas na compra dos painéis, em torno de R$ 50 a 60 mil por estação”. Fonte: Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF Foto: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF


_____________________Revista Eletrônica Transportes Sobre Trilhos - O Futuro da Mobilidade - RETT_____________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...