Trem VLT vai operar em Brasília/Valparaíso - A nova linha tem como base trilhos já utilizados por trens de cargas

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos confirmou, em nota, que trens de João Pessoa e de Natal, capital do Rio Grande do Norte, serão levados para compor uma linha de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) em Brasília. A promessa é que, em breve, as duas cidades nordestinas receberão cinco novos trens, cada uma. 


A assessoria da CBTU paraibana informou que um trem deve ser levado e que não há prazo para a devolução, enquanto a representação nacional garantiu que os veículos serão devolvidos, mas também desconhece uma data limite. Confira nota:

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos vai dar início a uma nova operação de transporte de passageiros no país. Brasília deverá ganhar ainda este ano uma linha de VLT de 45 km, conectando a cidade de Valparaíso, em Goiás, até a estação rodoferroviária, na capital. A medida, que atende determinação do Ministério das Cidades, potencializa a capacidade de mobilidade e integração modal na região.

Durante os primeiros seis meses, o sistema funcionará em caráter experimental, utilizando dois trens. As composições serão transferidas de Natal e João Pessoa, onde a CBTU também responde pela operação ferroviária urbana. Os dois municípios estão prestes a receber cinco novos trens, cada, já encomendados pela Companhia. 

A nova linha tem como base trilhos já utilizados por trens de cargas, e que agora atenderão à população local. Após o final do período experimental, o trecho deverá receber trens do atual sistema de VLT de Fortaleza, compatíveis com a ferrovia brasiliense. Fonte: paraiba.com.br


Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento