Marcopolo Rail Avança no Setor Metroferroviário com lançamento do seu VLT

Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) – 16 de dezembro de 2020 – Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail, spin-off da Marcopolo Next focada no desenvolvimento de novos Modais Sobre Trilhos, lançou hoje o seu primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), que operará em uma rota turística do cliente Giordani Turismo, no sul do País. Chamado Prosper VLT, o modelo será produzido junto ao complexo industrial da Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), em fábrica específica para trens, e terá versões para atender também aos sistemas de transporte urbanos e intercidades.


“Com este lançamento, avançamos na nossa nova frente de negócios relacionada ao setor metroferroviário, em linha com as atuais demandas de mobilidade do Brasil, no sentido de promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, ampliando nosso portfólio de modais”, afirma James Bellini, CEO da Marcopolo.

“Aportamos a nossa expertise global em transporte coletivo neste novo projeto, pois acreditamos que os vários meios de transporte podem se complementar, contribuindo para a gestão pública da mobilidade, a redução de custos e tarifas e a melhoria da fluidez do trânsito nas cidades”, acrescenta.

A Marcopolo Rail é uma spin-off da Marcopolo Next, divisão de novos negócios da companhia focada no futuro da mobilidade. O primeiro produto sobre trilhos do grupo nasceu com o desenvolvimento de caixa para o People Mover Aeromóvel (tecnologia para vias elevadas), finalizada em novembro de 2017.

Em 2019, integrada à Next, a Marcopolo Rail iniciou um novo ciclo de ampliação de seu portfólio, que começará com este lançamento do Prosper VLT e seguirá pelos próximos anos com novas soluções.

Na visão da empresa, trata-se de um mercado com grande potencial. O transporte metroferroviário está presente em apenas 13 regiões metropolitanas, de um total de 63 de médio e grande porte no País. E, apesar de atender mais de 11 milhões de passageiros por dia, ainda assim, apresenta capacidade abaixo da demanda, segundo o estudo Setor Metroferroviário Brasileiro da ANPTrilhos.

“Com o Prosper VLT, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, relata Petras Amaral, business head da Marcopolo Next e executivo responsável pela Marcopolo Rail.

De acordo com o executivo, o Prosper VLT é fruto de uma ampla pesquisa de mercado realizada no Brasil e América Latina e deverá atender aos segmentos urbano, intercidades e turístico. O produto apresenta diversas vantagens como baixo custo de operação, longa vida útil e alta capacidade de transporte de passageiros. Uma composição de 4 carros poderá levar até 760 passageiros na versão urbana.

“Com uma grande capacidade de customização, a Marcopolo Rail terá várias frentes de atuação: fabricação de People Movers, VLTs, carros de passageiros e uma divisão de Projetos Especiais para reformas e modernização de trens”, complementa Amaral.

A concepção do produto teve como foco a sinergia com as instalações industriais, com a cadeia de fornecedores de matérias primas e peças, além de mão-de-obra especializada. O desenvolvimento do projeto envolveu profissionais com know-how ferroviário e times multidisciplinares de várias áreas da Marcopolo, para garantir o atendimento dos padrões internacionais desta indústria. 

“O Prosper VLT entregue à Giordani Turismo foi configurado para o atendimento ao transporte turístico ferroviário. Foi fator determinante para essa escolha a trajetória de qualidade dos produtos e a tradição da Marcopolo”, afirma Susana Giordani, diretora da Giordani Turismo.

Prosper VLT: moderno e versátil

O Prosper VLT é um veículo leve sobre trilhos de embarque em nível, versátil e desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Foi desenvolvido com foco em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes e baixos custos de operação, aliados a design moderno e conforto.

As propulsões podem ser a diesel, com baixa emissão ou híbrido (diesel ou GNV + elétrico). Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.

Dados técnicos do Prosper VLT

• Altura interna: 2.384 mm

• Largura interna: 2.700 mm

• Sistema Automotriz

• Plataforma de embarque: 1,10m

• Posto para cadeirante: um em cada carro (0,8 m X 1,2 m)

• Número de portas: até 6 portas laterais de cada carro (1.750 mm x 1.930 mm)

• Saídas de emergência: 4

• Conformidade com as normas internacionais

• Interface em tempo real: rotas, mídia, GPS, ethernet, telas etc


Capacidade de Passageiros por composição de quatro carros


Versão Urbana -760

Versão Intercidades - 280


Sobre a Marcopolo

Fundada há 71 anos em Caxias do Sul (RS), o Grupo Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia investe de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.


Sobre a Giordani Turismo

A Giordani Turismo foi fundada há 28 anos e desde então atua no turismo ferroviário cultural. Opera o passeio turístico entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, proporcionando experiências memoráveis aos turistas que vem a serra gaúcha. Opera também o Parque Cultural Epopeia Italiana, que conta a saga da imigração italiana em nosso país. A agência prima pela excelência dos seus produtos e serviços. Crédito das imagens: Julio Soares Fonte: Marcopolo

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento