Governo Federal aprova contrato do Trem de Alta Velocidade no Brasil em 2023 - TAV Brasil

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou em 13 de fevereiro a celebração de um contrato de adesão com a empresa privada TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA – TAV Brasil para a construção e operação de uma estrada de ferro entre São Paulo e Rio de Janeiro.


Como o nome da empresa sugere, seria um novo projeto de trem de alta velocidade ligando as maiores capitais brasileiras e cuja exploração por ela prevê um período de 99 anos.

A TAV Brasil foi fundada em fevereiro de 2021 e tem sede em uma sala localizada no bairro de Vila Buarque, no centro da capital paulista. A sociedade, com capital social de R$ 100.000, possui quatro participantes: Marcos Joaquim Goncalves Alves, João Henrique Sigaud Cordeiro Guerra e as empresas Global Ace e Infra S.A Investimentos e Serviços.

Embora a denominação remeta ao projeto do TAV que foi proposto pela gestões petistas em seus primeiros mandatos, nada indica que eles tenham qualquer relação. O primeiro projeto era mais amplo, incluindo um trecho até Campinas, no interior de São Paulo.

A ideia de um “trem-bala” brasileiro remonta a pelo menos 2007, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já em seu segundo mandato, propôs o projeto. O passageiro levaria cerca de 90 minutos para ir de São Paulo ao Rio em velocidades de até 350 km/h.

O governo na época criou até uma estatal, Empresa de Planejamento e Logística (EPL), para estudar o empreendimento, empresa que ainda existe a despeito do TAV não sair do papel. 

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento