Trem Intercidades chegará até 140 km/h - SP/Campinas

A  velocidade do trem Intercidades entre as cidades de São Paulo e Campinas poderá chegar a velocidade de 140 km/h. A previsão indica que levará um pouco mais de 1 hora nos deslocamentos e com 15 minutos de intervalo no horário de pico.

Foi marcado para o dia 28 de novembro deste ano o leilão do Eixo Norte do Trem Intercidades (TIC), que fará o transporte de passageiros entre as cidades de São Paulo e Campinas. O projeto é uma Parceria Público Privada (PPP) que prevê investimentos da ordem de 12,8 bilhões de reais. O edital foi publicado em 31 de março.

 
A concessão inclui três serviços: o transporte expresso de passageiros de São Paulo a Campinas (com uma parada em Jundiaí), cuja viagem está estimada em cerca de uma hora; a modernização da linha 7 (Rubi) da CPTM, que opera entre a estação Barra Funda (em São Paulo) e a cidade de Jundiaí; e o Trem Intermetropolitano (TIM), que operará entre as cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. A expectativa é atender uma população de cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios.

Na Linha 7 e no TIM, não haverá risco de demanda. A remuneração ao concessionário se dará pela distância percorrida e não pelo número de passageiros transportados. Também não haverá modificação no preço das passagens, que continuará seguindo a política tarifária do Estado. No Trem Intercidades, há risco de demanda e o custo da passagem foi estipulado em cerca de 64 reais.

As contraprestações anuais do governo somarão 13,7 bilhões durante os 30 anos de concessão. O critério para escolher o vencedor do leilão é o maior desconto percentual ofertado sobre essa contraprestação.

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento