Energia "eólica" subterrânea no metrô de Paris

Por ocasião do Dia Europeu do Vento, a Iberdrola, fornecedora e produtora de energia limpa, associou-se a uma escola de engenharia para transformar catracas de metrô que produzem energia à medida que cada pessoa passa.


As turbinas foram instaladas no coração do metrô de Paris, em Miromesnil, nos dias 15 e 16 de junho. Com este dispositivo surpreendente e inovador, a Iberdrola espera mostrar ao maior número de pessoas que existem muitas possibilidades de encontrar fontes de energia limpa que podem ser usadas ao nosso redor.

Um projeto colaborativo concebido por Weber Shandwick Paris para a Iberdrola, que também conta com a participação de vários alunos da Junia School of Engineering, que se encarregaram de projetar o protótipo.

Esteticamente, as tradicionais pás de torno foram substituídas pelas de uma turbina eólica: o objetivo é ilustrar a energia renovável e mostrar o papel do aparelho como gerador de energia limpa.


Desafio técnico

No interior, uma façanha de engenharia, também inspirada nas tradicionais turbinas eólicas, pensadas para produzir energia a cada passagem. O principal desafio técnico era criar energia com um movimento curto e não contínuo: apenas um terço de volta por passagem.

“Com este protótipo instalado no coração do metrô, a Iberdrola se convida a fazer parte do cotidiano dos transeuntes franceses, oferecendo-lhes inspiração criativa e educativa coerente com nossa missão: fornecer energia limpa e local ao máximo número de pessoas. possível de pessoas Colaborar com os alunos também foi importante para nós, pois eles são os engenheiros de amanhã e terão que enfrentar desafios energéticos cada vez mais complexos”, comenta Reginald Thiebaut, Gerente Geral da Iberdrola Energy France.

“Esses seis tornos da estação alimentarão as telas nas paredes, mas se os desenvolvermos em escala real do metrô de Paris, eles podem gerar cerca de 150 milhões de watts em um ano, o que é suficiente para aquecer 4 casas por cerca de 10 anos” Vincent Hongre, aluno do 5º ano de engenharia de sistemas elétricos na Junia School of Engineering.

Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Estação de Metrô de Toledo em Nápoles - Itália