Governo do Rio aposta em metrô leve para o Aeroporto do Galeão

A aposta do governo do Rio de Janeiro para aumentar o número de passageiros do Aeroporto Internacional do Galeão (Tom Jobim) é implantar um sistema leve sobre trilhos com 17 km de extensão até o centro.


O projeto é ambicioso, e custa R$ 2 bilhões e depende de um acordo com a União para a utilização de recurso federal oriundo da outorga paga pela concessionária RioGaleão, que administra o Aeroporto Tom Jobim.

A proposta da concessionária é uma linha com sete estações que ligaria o Terminal 2 do Aeroporto Tom Jobim à estação de Metrô do Estácio, a viagem levará cerca de 15 minutos ao longo dos 17 quilômetros de extensão.
As imagens divulgadas pela concessionária mostram um sistema parecido com o VLT que opera no centro da capital fluminense, no entanto, no artigo oficial da RioGaleão não está especificado qual será o tipo de modal.


O projeto têm o apoio do secretário de Transporte Delmo Pinho, que entende que a medida sugere os padrões dos principais aeroporto do mundo: “Um aeroporto internacional é um motor econômico, mas ele precisa ser alimentado. Esse projeto vai aumentar a demanda de passageiros e facilitar o acesso ao aeroporto. Esse modelo reproduz o que acontece nos aeroportos mundo afora. Se a União permitir, esse recurso será empregado para melhorar a operação de um equipamento que pertence a ela mesma, o aeroporto”, afirma.

O percurso será feito às margens da Linha Vermelha, próximo a áreas conflagradas. De acordo com o secretário, o serviço envolverá um forte esquema de segurança, para que os passageiros se sintam totalmente protegidos.

Para que o processo saia do papel, a concessionária RioGaleão terá que passar pelo mesmo trâmite da GRU Airport, que administra o Aeroporto de Guarulhos e vai implantar um people mover para chegar até a estação da Linha 13-Jade da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, obter um aditivo no contrato de concessão que seja aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Fonte Divulgação



Postagens mais visitadas deste blog

Trem de 2,5 km de extensão atravessa o deserto do Saara

Malha Ferroviária na Europa, o Brasil também pode ter uma malha competitiva

Reveja o acoplamento na cauda em movimento